quarta-feira, novembro 28, 2007

Pão de Batata

Ingredientes: 2 ovos, 2 batatas grandes (tipo inglesa), 1 xícara de açucar, 1 colher (sobremesa) de sal, 2 tabletes de fermento biológico (ou 1 envelope de fermento biológico seco), 1/2 xícara de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, mais ou menos 500g de farinha de trigo.

Maneira de fazer: lave as batatas e fure-as com um garfo ou ponta de faca. Cozinhe em microondas (não retire a casca), sobre uma toalha de papel, por aproximadamente 15 minutos (isso depende de cada microondas). Caso você não tenha um, cozinhe em pouca água, e, de preferência, com a casca, também. Ainda quentes, esprema como para um purê. Junte a manteiga e misture. Adicione os ovos, um a um, mexendo sempre. Junte o açúcar, o leite, o sal e misture bem. (Caso use o fermento em tabletes, dissolva no açúcar). Junte o fermento e a farinha, aos poucos. Misture muito bem. Caso tenha uma batedeira com batedor de massa pesada, use. Caso não tenha, sove um pouco a massa. Divida a massa em duas. Modele os pães e deixe crescer até dobrar de volume. Asse em forno médio por 40 minutos, em média.

Como eu modelo os pães: cada metade da massa é subdividida em 5 bolinhas de tamanho igual. Coloco as bolinhas numa forma de canudo no centro. Daí, depois de desenformado, o pão fica em formato de flor.

Nenhum comentário: