terça-feira, novembro 13, 2007

Folhado

Massa: 250g de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 gemas, 1/2 xícara (chá) de água.
Farofa: 200g de farinha de trigo, 200g de margarina.

Tens Processador de Alimento? Se sim, faça primeiro a farofa: ponha os dois ingredientes e pulse umas 3 vezes. Reserve. Coloque os ingredientes da massa no processador e bata por uns dois minutos. Isso mesmo: DOIS MINUTOS. A massa tá pronta. (Caso não tenha o processador, faça manualmente, mesmo. A manteiga da massa deve estar em temperatura ambiente, para facilitar, e a da farofa, beeeem gelada, pra não virar uma pasta.)

Retire a massa do processador, abra numa superfície limpa e enfarinhada. Ela deve ficar bem fininha. Coloque a farofa em cima dessa massa e enrole, como se fosse um rocambole. Divida em 4 porções. Embrulhe individualmente num saquinho plástico ou papel-filme e leve à geladeira por uns 30 minutos, no mínimo.

Recheio: Bem, o recheio pode ser doce ou salgado, uma vez que a massa é neutra. Mas a sugestão, aqui, é salgada: (a porção é pra cada uma das 4 porções de massa)
5 fatias de presunto, 1/2 tomate cortado em cubinhos (sem as sementes), sal/orégano, 3 fatias de mussarela. (Corte o tomate e salgue. Espere uns 20 minutos e escorra o líquido)

Montagem: Abra a massa com rolo, sem fazer força, para não esparramar a farofa. Disponha o presunto, o tomate escorrido, polvilhe orégano, se desejar, cubra com mussarela. Enrole a massa como num rocambole. Pincele uma gema e polvilhe queijo ralado (parmesão). (Não falei da gema e do queijo? Bem, você deve ter em casa, não?).
Disponha numa assadeira, coberta com uma folha de papel alumínio. Você pode fazer as 4 de uma vez, ou ir fazendo quando der vontade (a massa pode ficar até uma semana na geladeira, sem estragar)

50 minutos de forno médio, pré-aquecido.


Hahaha. Minha filha está acompanhando a postagem. Ela não sabia que EU tinha feito (no último final de semana). Acabou de pedir pra eu fazer mais.

Nenhum comentário: