sexta-feira, novembro 30, 2007

Belisquetes!

Ingredientes:
- cebola (obviamente)
- cerveja
- farinha de trigo
- orégano
- pimenta do reino
- sal
- óleo para fritar

Maneira de fazer:

Corte as cebolas em rodelas largas (um dedo mais ou menos). Passe uma água fervendo nelas e deixe escorrer (isto é para tirar o ardido). Numa tigela faça a seguinte mistura (eu fiz nesta proporção - pouca mesmo, já que a quantidade de cebola disponível era pequena). A idéia é que a coisa fique com um aspecto de creme, meio grossinha mesmo: - 1/2 lata de cerveja + umas 6 colheres de sopa de farinha + orégano para dar aquele verdinho simpático + pimenta do reino.

Quando o óleo estiver quente chafurde as rodelas de cebola nesta mistura e frite. O lance é soltar as rodelas de cebola antes com um garfo, e jogá-las no óleo uma a uma, senão elas embolam, e o que era pra ser um anel acaba virando um novelo.



Molho (Blooming Onion)
1/2 xícara de maionese
2 colheres (chá) de ketchup
2 colheres (sopa) de creme de rabanete (esse, eu não achei)
1/4 colher (chá) de paprika
1/4 colher (chá de sal
1/8 colher (chá) de oregano desidratado
pimenta-do-reino preta a gosto
pimenta cayena a gosto

quarta-feira, novembro 28, 2007

Pão de Batata

Ingredientes: 2 ovos, 2 batatas grandes (tipo inglesa), 1 xícara de açucar, 1 colher (sobremesa) de sal, 2 tabletes de fermento biológico (ou 1 envelope de fermento biológico seco), 1/2 xícara de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, mais ou menos 500g de farinha de trigo.

Maneira de fazer: lave as batatas e fure-as com um garfo ou ponta de faca. Cozinhe em microondas (não retire a casca), sobre uma toalha de papel, por aproximadamente 15 minutos (isso depende de cada microondas). Caso você não tenha um, cozinhe em pouca água, e, de preferência, com a casca, também. Ainda quentes, esprema como para um purê. Junte a manteiga e misture. Adicione os ovos, um a um, mexendo sempre. Junte o açúcar, o leite, o sal e misture bem. (Caso use o fermento em tabletes, dissolva no açúcar). Junte o fermento e a farinha, aos poucos. Misture muito bem. Caso tenha uma batedeira com batedor de massa pesada, use. Caso não tenha, sove um pouco a massa. Divida a massa em duas. Modele os pães e deixe crescer até dobrar de volume. Asse em forno médio por 40 minutos, em média.

Como eu modelo os pães: cada metade da massa é subdividida em 5 bolinhas de tamanho igual. Coloco as bolinhas numa forma de canudo no centro. Daí, depois de desenformado, o pão fica em formato de flor.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Bolo de Milharina

Ingredientes: 3 ovos, 1,5 xícara de açúcar, 1,5 xícara de Milharina, 1,5 tablete de margarina culinária, 1,5 xícara de leite fervente, 50g de queijo parmesão ralado, 1 colher de sopa de fermento em pó

Maneira de fazer: coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, a margarina, a milharina e o queijo. Ferva o leite e adicione o fermento, mexendo rapidamente. "Jogue" no liquidificador e bata tudo junto! Pronto! Coloque em forma untada e enfarinhada. Forno por 30 a 40 minutos.

Esse bolo fica com uma parte cremosa. Para isso, deve ser retirado do forno antes que doure!
Se desejar, adicione erva-doce.

terça-feira, novembro 20, 2007

"Dia da Consciência Negra"

Cinderela Africana

Não concordo com o feriado*, mas resolvi postar esse desenho, que gostei muito, em homenagem ao dia (clique na imagem para ir ao blog de origem).

*Antes que me apedrejem. Não é que não concorde com uma data para... digamos assim: reflexão. Só não concordo que esse dia seja feriado. Como não concordo com outros feriados. Mas isso já é outra história.

terça-feira, novembro 13, 2007

Folhado

Massa: 250g de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 gemas, 1/2 xícara (chá) de água.
Farofa: 200g de farinha de trigo, 200g de margarina.

Tens Processador de Alimento? Se sim, faça primeiro a farofa: ponha os dois ingredientes e pulse umas 3 vezes. Reserve. Coloque os ingredientes da massa no processador e bata por uns dois minutos. Isso mesmo: DOIS MINUTOS. A massa tá pronta. (Caso não tenha o processador, faça manualmente, mesmo. A manteiga da massa deve estar em temperatura ambiente, para facilitar, e a da farofa, beeeem gelada, pra não virar uma pasta.)

Retire a massa do processador, abra numa superfície limpa e enfarinhada. Ela deve ficar bem fininha. Coloque a farofa em cima dessa massa e enrole, como se fosse um rocambole. Divida em 4 porções. Embrulhe individualmente num saquinho plástico ou papel-filme e leve à geladeira por uns 30 minutos, no mínimo.

Recheio: Bem, o recheio pode ser doce ou salgado, uma vez que a massa é neutra. Mas a sugestão, aqui, é salgada: (a porção é pra cada uma das 4 porções de massa)
5 fatias de presunto, 1/2 tomate cortado em cubinhos (sem as sementes), sal/orégano, 3 fatias de mussarela. (Corte o tomate e salgue. Espere uns 20 minutos e escorra o líquido)

Montagem: Abra a massa com rolo, sem fazer força, para não esparramar a farofa. Disponha o presunto, o tomate escorrido, polvilhe orégano, se desejar, cubra com mussarela. Enrole a massa como num rocambole. Pincele uma gema e polvilhe queijo ralado (parmesão). (Não falei da gema e do queijo? Bem, você deve ter em casa, não?).
Disponha numa assadeira, coberta com uma folha de papel alumínio. Você pode fazer as 4 de uma vez, ou ir fazendo quando der vontade (a massa pode ficar até uma semana na geladeira, sem estragar)

50 minutos de forno médio, pré-aquecido.


Hahaha. Minha filha está acompanhando a postagem. Ela não sabia que EU tinha feito (no último final de semana). Acabou de pedir pra eu fazer mais.

segunda-feira, novembro 12, 2007

Da Série: Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Bem, queria mostrar as coisas que ando "reaproveitando"...




Lembra a promoção da Nestlé, há alguns anos, em que a gente comprava 4 latas e ganhava um "latão"? Elas estão meio velhas, então resolvi pintar. Essa, é pra ração dos cachorros.




Essa foi uma idéia de uma revista que comprei: reaproveitar a lata do Pomarola e fazer uma latinha para temperos.



E, da lata de leite, resolvi fazer uma lata para colocar o Nescau, que agora só compro em "refil", que sai beeem mais em conta!

terça-feira, novembro 06, 2007

BONECA DE CROCHÊ

Um homem e uma mulher estavam casados por mais de 60 anos. Eles tinham compartilhado tudo um com o outro. Eles tinham conversado sobre tudo.
Eles não tinham segredo entre eles afora uma caixa de sapato que a mulher guardava em cima de um armário e tinha avisado ao marido que nunca abrisse aquela caixa e nem perguntasse o que ela havia nela.
Assim por todos aqueles anos ele nunca nem pensou sobre o que estaria naquela caixa de sapato. Mas um dia a velhinha ficou muito doente e o médico falou que ela não se sobreviveria. Visto isso o velhinho tirou a caixa de cima do armário e a levou pra perto da cama da mulher. Ela concordou que era a hora dele saber o que havia naquela caixa.
Quando ele abriu a tal caixa, viu 2 bonecas de crochê e um pacote de dinheiro que totalizava 95 mil dólares. Ele perguntou a ela o que aquilo significava, ela explicou 'quando nós nos casamos minha avó me disse que o segredo de um casamento feliz é nunca argumentar/ brigar por nada. E se alguma vez eu ficasse com raiva de você que eu ficasse quieta e fizesse uma boneca de crochê.
O velhinho ficou tão emocionado que teve que conter as lágrimas enquanto pensava:
'Somente 2 bonecas preciosas estavam na caixa. Ela ficou com raiva de mim somente 2 vezes por todos esses anos de vida e amor'.
'Querida' ele falou, 'você me explicou sobre as bonecas mas e esse dinheiro todo de onde veio?'
'Esse é o dinheiro que eu ganhei com a venda das bonecas.'
PRECE
'Querido Senhor, eu rezo para adquirir sabedoria para entender meu marido, amor para perdoá-lo e paciência para agüentar seu mau humor. Sim, Senhor porque se eu rezar pra ter forças, eu o mato de tanto bater, porque eu não sei fazer crochê!'.

quinta-feira, novembro 01, 2007

Divulgação




Quem é Fal Azevedo?

Fal Azevedo tem 36 anos. Ela escreve. Ela cria gatos. Ela obedece a todas as ordens dum cachorro maluco chamado Baco. Ela tenta descobrir como diabos ela vai resolver as coisas. Ela ainda não sabe. Mas quando ela souber, ela conta pra você.

Ela escreveu "Crônicas de Quase Amor", e "O Nome da Cousa", e também participou como co-autora dos livros "Manual de Dinâmica de Grupo" e do "Blog de Papel". Mantém um blog muito bem fequentado, o Drops da Fal http://www.dropsdafal.blogbrasil.com/ e colabora com muitos outros sites, sendo o mais recente o iTodas, do grupo Uol (http://itodas.uol.com.br/portal/final/materia.aspx?canal=702&cod=1288
Informações:
livrosdafal@gmail.com

Data e horário:10 de novembro de 2007, sábado, às 19h00

Local:Café e Arte Tilli Center - Av. Albino J.B. Oliveira, 1600 Barão Geraldo - Campinas