terça-feira, janeiro 29, 2008

Adoções



Em condições normais, Chiquita devoraria Pitico. Mas Chiquita não é uma gata qualquer, nem Pitico é um bem-te-vi comum. Em vez de uma relação de caça e caçador, os dois vivem um improvável caso de amizade em um pátio do bairro Jardim Planalto, em Porto Alegre.


Quando Pitico caiu do ninho há três anos, tombando no terreno da dona de casa Nair de Souza, a moradora tratou de protegê-lo de Chiquita, temerosa de que o felino fosse abocanhá-lo. A avezinha estava duplamente indefesa. Além de passarinho, alvo dileto dos felinos, o bem-te-vi tinha um problema de nascença: suas asas não se desenvolveram como a de seus irmãos, que na mesma época deixaram o ninho voando. Conseguia apenas dar pulinhos, recurso ineficiente em caso de um ataque de Chiquita. Para surpresa de Nair, Chiquita e Pitico tornaram-se amigos desde o início. Inclusive passaram a comer no mesmo prato - o pássaro até virou carnívoro por causa de sua amiga.


Os dois dormem no sofá da sala, trocam carícias e brincam no pátio. A gata, porém, não perdeu o apetite por pássaros e usa seu companheiro de isca para abocanhar pardais. O único momento do dia em que Chiquita se separa de seu amigo é quando Pitico vai tomar seu banho em uma bacia improvisada, mas mesmo assim a gata não tira os olhos de seu companheiro bem-te-vi.




O instinto maternal de uma cadela da raça rottweiler surpreendeu até o dono, em Rio Claro. Ela adotou um filhote de gato, tradicionalmente considerado um inimigo dos cães.
"É uma demonstração de amor e carinho. Tanta gente abandonando o filho e uma cachorra cuidando de um animal que nem é da espécie dela", diz o funcionário público Rhander Seneme, dono dos animais.
Ele conta que ganhou a gata e até ficou com medo que Dara, a cachorra, a matasse. "Para nossa surpresa, no segundo dia que a gatinha estava aqui, a Dara pegou ela dentro de casa, num descuido meu, e a levou para a casa dela".
Dara está até amamentando a gata, em sua gravidez psicológica. "Ninguém mais cuida da gatinha. Agora só a Dara cuida da filha dela", diz Seneme.
daqui

Um comentário:

Mi W. disse...

Eu ameeeeeei essa história! É linda, os animais são perfeitos!
beijinhos